30 de agosto de 2016

Livro: As memórias de Sherlock Holmes - Parte 1

 Finalmente comecei  ler o volume 2 da coleção de livros do Sherlock Holmes!
 Nessa primeira parte são um conjunto de contos que se dão o nome de As Memórias de Sherlock Holmes, na segunda parte é o romance Os Cães de Baskerville (sim, aquele mesmo que ganhou uma adaptação na série da BBC 2x2). Esse livro é o azul e ele é um pouco mais fino do que o primeiro, que é o verde. O verde são dois romances (Um Estudo em Vermelho e o Sinal dos Quatro) e 12 contos que são chamados de As Aventuras de Sherlock Holmes.
 Então sem mais delongas e explicações, vamos aos contos. (eu separei o post dAs Memórias de Sherlock Holmes em 2 partes pra não ficar muito longo)

Silver Blaze
  Aqui vemos a dupla fora de Londres novamente no caso do desaparecimento de Silver Blaze, um cavalo de corrida e do assassinato de seu treinador.
 Temos Holmes e suas entrevistas de falar uma coisa para a pessoa negar e assim saber a verdade, sem a pessoa saber que foi investigada (como no episódio O Grande Jogo 1x3), porque como ele diz "as pessoas não gostam de contar coisas, mas adoram contradizer!"
 Assim vemos a personalidade do Sherlock de Benedict Cumberbatch e Sherlock do livro mais parecidas, como seu sorriso quando ja sabe tudo mas esconde só por diversão e... John Watson com mais participação do que apenas ajudante de Holmes.

(eu sei que eu comparo muito o Sherlock da série da BBC com o do livro, mas é que o Cumberbatch está fazendo o papel tão bem que parece que o Sherlock saiu andando do livro)

O Rosto Amarelo
 Uma das mais emocionantes histórias, e nessa história tem um Sherlock mais humanizado do que maquina sem sentimentos!
 Essa história tem o mistério de uma esposa que aparentemente não tinha nada a esconder, até que o casal tem novos vizinhos e o marido começa a desconfiar do passado de sua mulher. E é ai que Sherlock e Watson entram na história, para descobrir a ligação da mulher com os novos vizinhos, que um deles tem uma cara estática e amarela.

O Corretor
 O que você faria se conseguisse um emprego muito esperado e aparece uma proposta de um outro emprego melhor e mais bem pago em outra cidade? Aqui é a história de um jovem talentoso que aceitou a segunda oferta de emprego, mas começou a desconfiar do seu empregador e da suposta empresa bem sucedida que ele nunca ouvira falar. E é claro que ele pede ajuda ao Holmes! E vemos que na Inglaterra daquela época, tinha planos de roubo bem elaborados! Coitado do corretor, que se tornou vítima e culpado ao mesmo tempo...

Gloria Scott
 Você já teve a curiosidade de saber como Sherlock Holmes começou sua carreira de detetive? Sim, nessa história conta o primeiro caso de Holmes. Na verdade, Holmes conta o que o levou a se tornar detetive ao Watson. E mostra que na verdade, ele nem pensava o que queria como profissão, ele só era um bom observador. E o pai de seu único amigo na faculdade o deu a ideia de ser detetive. O caso é sobre o passado condenador desse pai que veio à tona.

O Ritual Musgrave
 Finalmente, detalhes que vemos no apartamento da Baker Street que também tem no apartamento da série da BBC. Como o tabaco guardado num chinelo persa (na série são cigarros),
correspondência no consolo da lareira presas por um punhal (na série é uma moderna faca de utilidades)
Além também do Watson citar os produtos e experimentos químicos espalhados pela mesa e coisas absurdas em lugares mais absurdos ainda como partes de corpo humano na geladeira,
claro que no livro é em lugar diferente, já que naquela época não existia ainda tal tecnologia!
 E também claro, tiro ao alvo na parede do apartamento sentado na poltrona, ao invés de praticar ao ar livro como qualquer pessoal normal, como na clássica cena do "bored" na série.
 Uma coisa bem legal desse conto, é Sherlock citando casos antigos, como por exemplo de um certo Sr. Ricoletti e sua mulher abominável.
 Mas o caso que ele conta em detalhe mesmo, é o caso do título, O Ritual Musgrave. Que envolve um rito de passagem de homens da família tradicional, antiga e importante, Musgrave e uma caça ao tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário