12 de outubro de 2016

Livro: As memórias de Sherlock Holmes - Parte 2

 Como eu já disse, nessa primeira parte do livro azul (que é o segundo) são um conjunto de contos que se dão o nome de As Memórias de Sherlock Holmes, na segunda parte é o romance Os Cães de Baskerville (sim, aquele mesmo que ganhou uma adaptação na série da BBC 2x2). O verde são dois romances (Um Estudo em Vermelho e o Sinal dos Quatro) e 12 contos que são chamados de As Aventuras de Sherlock Holmes.
 E como As Memórias de Sherlock Holmes são muitos contos, eu separei o post em duas partes, essa é a segunda parte, clique aqui para a primeira.

O senhores de Reigate
 Sherlock, esperto como sempre, engana a todos! Mas como já estou acostumada com o jeito dele de fingir algo pra pegar alguém, percebi na hora o que ele estava aprontando! Tanto na primeira vez, como na segunda, na qual a culpa acabou caindo no John. Foi bem engraçado enquanto lia o que ele fazia! Mas se você não leu esse conto, não vou dar spoiler. E esse é a primeira vez que tem ilustração nesse box de livros. Mas não é um desenho ou foto dos personagens, na verdade é um bilhete que foi encontrado na mão da vítima. Achei interessante eles terem colocado, para seguirmos o raciocínio do Sherlock, que faz uma explicação da caligrafia.


O aleijado
 Ou a versão de outra edição: O corcunda. Já que o cara andava, e não era aleijado! Mas, cada edição querem traduzir diferente, ok né? fazer o que?
 Mas um caso esquisito de morte, objeto candidato à arma do crime, porta trancada, e mulher tendo um ataque de nervos. Talvez porque foi ela a assassina, ou porque ela presenciou o assassinato? Ou quase isso... Ah, e é claro, as deduções de Sherlock Holmes.

O paciente interno
 Ok, aqui o Sherlock não resolveu e nem salvou o cara! Mas é bem interessante a história do médico que teve uma proposta irrecusável de morar com um doente que em troca de cuidados em tempo integral, recebeu um consultório e uma casa pra morar. E Seu paciente interno esquisito e cheio de manias com um passado obscuro que vem à tona.

O intérprete grego
 Mycroft Holmes finalmente apareceu!!!!
E sim, no livro ele é gordinho, ou corpulento como diz o Watson. Não tão exagerado quanto a versão do Mark Gatiss em The Abominable Bride, é claro!

 Mas todas as outras coisas estão lá como ser mais inteligente que o Sherlock (só que no livro, Sherlock admite isso, e na série não), dá consultoria em algumas coisas do governo britânico, na série, ele realmente faz parte do governo/serviço secreto, ou pelo menos até agora não se falou sobre isso. E é claro, o clube Diogenes,
onde é proibido falar no recinto.

 Do que eu tava falando mesmo? Ah é, do intérprete grego, que na série foi incrivelmente adaptado de the gReek interpreter para the geek interpreter. Enfim, uma história tensa que o preguiçoso do Mycroft mandou o irmão no lugar pra resolver e que quase terminou numa tragédia maior.

O tratado naval
 Dessa vez, um caso de importância internacional, e que quase acabou com a paz de alguns países e a carreira promissora de um jovem diplomata. Mas é claro, nosso detetive preferido resolveu a parada, dando um susto na vítima! hahaha...
 E nesse conto também tem uma ilustração:


O Problema Final
 E finalmente, o conto que eu tanto queria ler. Onde finamente conhecemos Professor Moriarty, o napoleão do crime.
 E pelas palavras do próprio Sherlock "...fui obrigado a admitir que havia encontrado finalmente um adversário do meu nível intelectual. Meu horror diante de seus crimes transformou-se na admiração de sua habilidade."
"Uma aranha no centro de uma teia com milhares de fios de crime" que é dito na série também. E sabe o que mais tem no livro que também tem na série? O diálogo entre os dois "Tudo o que eu tenho a dizer já passou pela sua mente" e Sherlock responde "provavelmente a minha resposta também passou pela sua".
 Outra coisa que tem na série também (só que no The Abominable Bride), Moriarty dizendo que tem uma pistola no bolso do roupão de Sherlock e uma piadinha com isso, e Sherl joga a arma em cima da mesa :)
 Diferenças do Moriarty: Livro: alto, mais velho, feio, inglês, ex professor de matemática. Série: baixo (do ponto de vista de Sherlock e talvez da Europa, porque Andrew Scott tem 1,73m. Ou seja, meu tamanho! E sou considerada alta pelos meus amigos), novo, bonito, irlandês, ator (?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário